terça-feira, 18 de setembro de 2018

Uma Atualização de Suas Circunstâncias Pessoais em Roma

Uma Atualização de Suas Circunstâncias Pessoais em Roma


Vs. 12-20a – Paulo falou de ter “comunhão com o evangelho” (v. 5 – JND) e da importância da “defesa e confirmação do evangelho” (v. 7); agora ele fala do “maior proveito do evangelho” (v. 12). Os filipenses estavam cheios de preocupação por Paulo e estavam ansiosos para ouvir sobre o seu bem-estar. Sabendo da preocupação deles, Paulo aproveitou a oportunidade para lhes aliviar a ansiedade, atualizando-os sobre suas circunstâncias pessoais. É notável que, ao fazê-lo, ele não os ocupa com suas dificuldades, que eram consideráveis, mas com o que o Senhor estava fazendo em Roma.
Havia muito em torno de Paulo que poderia causar tristeza e depressão. Ele estava diariamente acorrentado a um soldado Romano, aguardando seu julgamento. Seu futuro, quanto à vida e morte, era sombrio e cheio de incertezas; Martírio era uma possibilidade muito real. Ele estava sem o conforto de amigos Cristãos, pois a maioria tinha medo de ser identificada com ele (2 Tm 1:15). (Mais tarde, quando foi encarcerado novamente, Onesíforo o visitou, mas Paulo fala dele como uma exceção – 2 Tm 1:16-18). Com tudo isso pairando sobre a cabeça de Paulo, não o encontramos reclamando ou em tristeza. Ele não pede aos filipenses que orem por seu livramento, ou para que tivesse melhores condições no cativeiro. Ele poderia repreender-se a si mesmo por ter ido a Jerusalém, o que levou ao seu cativeiro, mas ele elevou-se acima de sua falha e não se ocupou com isto.
Em vez de estar cheio de tristeza e pesar, vemos um homem vivendo com Deus acima de suas circunstâncias, em um estado de satisfação. Isso é notável; Paulo está contente com quem ele é e onde está, pois sabe que Deus está acima de todas as circunstâncias, e “o caminho de Deus é perfeito” (Sl 18:30). Longe de estar abatido com desânimo – estava se regozijando! Ele estava preso com uma corrente, mas seu espírito permaneceu livre. Isso mostra que a fé não pode ser impedida pelas circunstâncias. Também nos mostra que as circunstâncias não fazem o estado de alma de uma pessoa – elas apenas a manifestam.
Por meio do exemplo de Paulo, as lições aqui são abundantes sobre o que é o estado Cristão normal. Vemos que quem anda com Deus no poder do Espírito não ocupa os outros consigo mesmo, seja nas coisas boas ou nas ruins. Ele se submete à mão de Deus em sua vida e está contente em suas circunstâncias. Ele não se lamenta sobre seus fracassos, mas, tendo julgado tudo, continua com o coração voltado para Cristo e Seus interesses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário