Vs.
9-11 – Agora temos a resposta de Deus à grande condescendência de Cristo – Sua
exaltação. Parece que Paulo estava com pressa para chegar a isso. Ele não
queria terminar com a triste passagem da
morte de vergonha de Cristo e, portanto, se apressa em completar o assunto com a gloriosa
exaltação de Deus de Seu Filho. Ele diz: “Pelo que também Deus O exaltou
soberanamente, e Lhe deu um nome que é sobre todo o nome; Para que ao nome de
Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na Terra, e debaixo da Terra
[seres do inferno - JND], E toda a língua confesse que Jesus Cristo
é o Senhor, para glória de Deus Pai”. Assim,
temos dois extremos – extrema humilhação
respondida por extrema exaltação. A
exaltação de Cristo é o cumprimento do Salmo 110:1: “Assenta-Te à Minha mão
direita, até que ponha os Teus inimigos por escabelo dos Teus pés”. Filipenses 2:9-11 não tem em vista o Senhor exaltado
àquela posição pelo que realizou na expiação, porque isso não é o assunto da
passagem. Hebreus 10:12-13 concentra-se nesse lado da Sua exaltação. Antes,
Cristo é visto aqui exaltado no alto como sinal de aprovação de Deus de Sua
grande humildade e obediência até a morte. Cristo está ali sentado justamente
por causa de Sua igualdade com Deus. Seu nome na Humanidade (“Jesus”) é usado para enfatizar o fato
de que Ele está lá como um Homem glorificado. “Um nome que é sobre todo o nome” não se refere a nenhum nome em particular do Senhor, mas sim significa
ter-Lhe sido dado o lugar mais alto no céu.
Paulo
fala de três esferas de seres que reconhecerão a autoridade de Cristo – “dos que estão nos
céus, e na Terra, e debaixo da Terra [seres do inferno]”. Aqueles “debaixo da Terra” não são uma raça de seres subterrâneos, mas “seres do inferno”. Estes são homens impenitentes e anjos caídos
condenados. Eles não eram seres infernais quando Deus os criou, mas tornaram-se
por causa de rebelião (Apocalipse 5:13 fala de criaturas “debaixo da Terra”, mas isso se refere a criaturas que vivem abaixo
da crosta da Terra, como toupeiras, vermes, etc.). O que Paulo está apontando
ao mencionar essas três esferas de seres é que Cristo, cuja autoridade foi desprezada pelos homens quando Ele
estava na Terra, um dia fará com que todas as criaturas dobrem o joelho a Ele
(Is 45:23). Haverá uma inversão completa. Eles se curvarão a Ele como um Homem glorificado!
Ao
dizer “se dobre todo o joelho” e “toda língua confesse”, Paulo não quis
dizer que finalmente todas as criaturas de Deus serão salvas. Esta é uma
doutrina errônea conhecida como Universalismo. A subjugação é uma coisa e a
reconciliação é outra. Quando a reconciliação está em vista, ele fala de duas
esferas apenas – céu e Terra (Cl 1:20). Mas quando é a subjugação que está em
vista, três são mencionadas – a terceira esfera refere-se aos “seres do inferno”. Essas almas
perdidas nunca serão reconciliadas.
A
grande coisa que devemos aprender dessa passagem que tem a ver com a exaltação
de Cristo é que a verdadeira humildade terá uma compensação divina. O próprio
Senhor ensinou: “Porque qualquer que a
si mesmo se exalta será humilhado, e qualquer que a si mesmo se humilha será
exaltado” (Lc 18:14). Deus toma nota de tudo o que o
Seu povo faz ao humilhar-se em favor dos outros. Isso não será esquecido, e
todos esses terão uma recompensa “naquele
dia” da manifestação vindoura (2 Tm 1:12). O apóstolo Pedro disse: “Humilhai-vos pois debaixo da potente mão de Deus, para que a
Seu tempo vos exalte” (1 Pe 5:6).
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