sexta-feira, 21 de setembro de 2018

O EXEMPLO DE TIMÓTEO (vs. 19-24)


O EXEMPLO DE TIMÓTEO (vs. 19-24)

Com Timóteo, vemos a exemplificação da exortação de Paulo a ser de um mesmo ânimo, sentindo uma mesma coisa (v. 2). Ele tinha “igual sentimento” que Paulo no serviço do Senhor (v. 20). Igual sentimento significa estar unido em alma, tendo os mesmos desejos. Quando se tratava de todas as coisas que pertencem à glória do Senhor, Paulo e Timóteo eram um. Isso é maravilhoso de se ver, pois nem sempre é assim (At 15:36-41). Ele diz: E espero no Senhor Jesus que em breve vos mandarei Timóteo, para que também eu esteja de bom ânimo, sabendo dos vossos negócios. Porque a ninguém tenho de igual sentimento, que sinceramente cuide do vosso estado. Porque todos buscam o que é seu, e não o que é de Cristo Jesus.
Timóteo era uma pessoa singular e valiosa na obra do Senhor. Ele se importava com o estado do povo de Deus e estava disposto a dar sua vida para ajudá-los. Esta é uma marca de um verdadeiro pastor de ovelhas. Paulo pretendia enviar Timóteo aos filipenses e esperava que ele fosse capaz de unir os corações dos santos naquela assembleia e, assim, ajudá-los a dissipar a crescente dissensão. Paulo deu aos filipenses sua recomendação de Timóteo, afirmando que eles mesmos haviam conhecido “a prova dele” (JND) em seu ministério, pois havia servido com Paulo no evangelho por cerca de 10 anos naquela época (v. 22). Paulo não tinha outro servo com ele, a quem pudesse enviar para fazer esse trabalho, pois os santos em geral tornaram-se ocupados com seus próprios interesses na vida. Paulo relatou: Porque todos buscam o que é seu, e não o que é de Cristo Jesus. O Senhor falou disso como “os cuidados, e riquezas e deleites da vida (Lc 8:14). Essas coisas podem ser usadas pelo inimigo para desviar nosso foco do serviço ao Senhor. Timóteo foi uma exceção à ordem do dia.
Paulo estava esperando pelo resultado de seu apelo a César, e então enviaria Timóteo aos filipenses (v. 23). Nesse meio tempo, Epafrodito seria enviado com a carta de Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário