sexta-feira, 21 de setembro de 2018

Um Triplo Aviso Contra Mestres Judaizantes

Um Triplo Aviso Contra Mestres Judaizantes

Vs. 2-3 – Paulo então adverte os filipenses de uma linha de falso ensino que havia chegado que, se ouvida, impediria a busca dos santos por Cristo em glória e seu regozijo n’Ele. Aqueles que estavam propondo este ensinamento maligno eram judeus não convertidos que haviam se infiltrado na profissão Cristã. J. N. Darby disse que o ensino deles era uma “mistura de princípios judaizantes com a doutrina de um Cristo glorificado. Foi de fato para destruir esta última e restabelecer a carne (isto é, pecado e alienação de Deus) em seu lugar” (Synopsis of the Books of the Bible, edição de Loizeaux, vol. 4, pág. 510). Isso era um falso ensino embrulhado de tal maneira que uma pessoa desavisada poderia pensar que era a verdadeira doutrina Cristã. Mas seu grande efeito foi afastar de Cristo no alto, o foco dos santos, e assim tirar o chamado e o caráter celestiais do Cristianismo e torná-lo uma mera religião terrena. Tendo vindo de uma origem judaica, esses homens tiveram uma vantagem inicial sobre os gentios recém-convertidos. Eles estavam familiarizados com as Escrituras do Velho Testamento às quais os gentios não haviam sido expostos. Essas pessoas falsas se aproveitaram disso e assumiram o papel de mestres, e assim introduziram suas doutrinas errôneas.
Paulo descreve esses mestres judaizantes de três maneiras. Todas as três coisas se referem ao mesmo grupo de homens. Ele diz:

1) “Guardai-vos dos cães” (v. 2a) – Refere-se à verdadeira posição desses homens em relação a Deus. Eles nunca tinham nascido de novo nem foram selados com o Espírito Santo, e assim, não sendo convertidos, estavam fora da companhia Cristã. O termo “cão” foi usado entre os judeus para descrever os gentios impuros que estavam fora da nação favorecida de Israel, que estava num relacionamento de aliança com Deus (Sl 22:16, 20, 59:6, 14, 68:23;  Mt 7:6; 15:26-27; Ap 22:15). Mas Paulo inverte o termo aqui e o usa para descrever judeus não convertidos que eram impuros por não terem seus pecados lavados no sangue de Cristo. No Cristianismo, eles é que eram os “cães” e que estavam fora da comunhão dos santos. Paulo não foi o primeiro a usar o termo para descrever os israelitas; o profeta Isaías falou do atalaia sem fé em Israel como tal (Is 56:10-11).

2) “Guardai-vos dos maus obreiros” (v. 2b) – descreve o trabalho desses mestres judaizantes. Seus esforços eram para doutrinar os santos com seus falsos ensinos.

3) “Guardai-vos da circuncisão” (v. 2c) – “Concisão” é um termo de escárnio (provavelmente criado pelo próprio Paulo) para descrever o verdadeiro caráter e efeito do ensino desses judaizantes. Esses homens se gloriavam de ter a marca externa da circuncisão em sua carne, mas rejeitaram o que simbolizava internamente o corte completo da carne diante de Deus na morte de Cristo (Cl 2:11). A palavra significa literalmente “contra o cortar fora”. (“Con” significa “contra” e “cisão” significa “cortar fora”). É um corte na carne, mas não vai tão fundo a ponto de cortar fora a carne em um sentido prático. Está em contraste com o que fala a “circuncisão”, que é um corte completo da carne. Por isso, “a concisão” eram os mestres judaizantes que se opunham ao corte da carne na prática. Por isso, esses judaizantes acreditavam no cortar fora das formas mais grosseiras da carne, mas ainda encorajavam a busca de coisas carnais – tais como: grandeza religiosa, fama mundana, ganho monetário, etc.
O ensino judaizante é um problema na Igreja hoje? Definitivamente é; ele permeou a profissão Cristã em geral. H. Smith disse: “As palavras do apóstolo têm, certamente, uma advertência especial para nós nestes últimos dias, quando este ensinamento judaizante, que era um perigo para a Igreja primitiva, se desenvolveu na Cristandade tornando-se uma mistura corrupta de judaísmo e Cristianismo. O resultado é que surgiu uma vasta profissão em que formas e cerimônias tomaram o lugar de adoração pelo Espírito... tendo se formado a partir do padrão judaico, a Cristandade tornou-se uma imitação do arraial judaico (Hb 13:13)” (The Epistle to the Philippians, pág. 17). Assim, o ensino que instrui os Cristãos a adorar a Deus segundo os princípios da ordem judaica, que encoraja a busca de coisas do mundo e o ganho terrenal, é um ensino judaizante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário