sexta-feira, 21 de setembro de 2018

A Salvação Prática da Assembleia

A Salvação Prática da Assembleia

Vs. 12-14 – Paulo então se volta para a aplicação prática dessas coisas entre os filipenses. Como mencionado, o inimigo (Satanás) havia mirado aquela assembleia e estava decidido a destruí-la por meio de conflitos internos. Paulo, portanto, diz: De sorte que, meus amados, assim como sempre obedecestes, não só na minha presença, mas muito mais agora na minha ausência, assim também operai a vossa salvação com temor e tremor; Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a Sua boa vontade. Fazei todas as coisas sem murmurações nem contendas. A assembleia em Filipos precisava ser salva dos desígnios malignos do inimigo. Paulo lhes dera o remédio – a condescendência de Cristo. Agora, com a ajuda de Deus, cada um deles deveria imitar o exemplo de humildade de Cristo e, assim, “operar” uma “salvação” prática das lutas internas que estavam enfrentando. Como Paulo estava longe na prisão, não poderia estar lá para ajudá-los, e isso significava que não poderiam procurar por ele para libertação. Eles tinham que olhar para o Senhor e encontrar uma solução piedosa entre eles para o que estava ameaçando a unidade da assembleia. Isso era algo que deveriam fazer como uma assembleia, pois o pronome “vós” é coletivo. Paulo estava confiante que fariam isso porque sabia que Deus estava trabalhando neles tanto “o querer como o efetuar” o que era agradável aos Seus olhos.
Podemos estar inclinados a pensar que era uma pena que Paulo não estivesse lá para ajudar. Mas aqui está a sabedoria de Deus. Os santos tendem a se inclinar demais para líderes e homens dotados de dons. Como resultado, se tornam dependentes deles, e isso pode se tornar prejudicial ao seu desenvolvimento espiritual. Esta pode ser uma das razões pela qual Deus ocasionalmente leva um homem dotado, seja por meio de sua morte ou por mudar-se para uma localidade diferente. Sem Paulo lá em Filipos, os irmãos se voltaram para o Senhor. Este é sempre um exercício saudável. Ter um apóstolo presente certamente era um benefício para os santos (cap. 1:24), mas Deus pretendia que essas posições oficiais na Igreja fossem eliminadas gradualmente após o primeiro século. Depois que a Igreja recebeu as Escrituras do Novo Testamento, esperava-se que os santos se desenvolvessem espiritualmente, o suficiente para que olhassem diretamente para o Cabeça da Igreja, em vez de apoiarem-se em apóstolos, anciãos ordenados, etc.
Em relação à “salvação” em vista aqui, é comumente pensado que Paulo estava dizendo aos filipenses que precisavam obter a salvação de suas almas da pena de seus pecados (a qual receberam por crer no Senhor Jesus) operada em suas vidas na prática como uma evidência de que foram verdadeiramente salvos. Então as pessoas veriam que eram Cristãos verdadeiros. Embora isso seja certamente uma coisa a ser desejada, não é o que Paulo estava dizendo aqui. Esse mal-entendido vem de pessoas tentando forçar um significado de salvação em cada passagem da Escritura que menciona a salvação. Conforme observado no capítulo 1:19, o Sr. Kelly disse que a maioria das referências relacionadas à salvação no Novo Testamento não se refere ao seu aspecto eterno apresentado no evangelho. O aspecto da salvação em vista em cada passagem, portanto, deve ser determinado pelo seu contexto.
Um artigo no periódico, Precious Things, explica o significado de “salvação” neste versículo 12: “Este versículo tem sido mal interpretado como se dissesse, operai para a salvação, enquanto o que ele diz é 'operai a vossa salvação'. Penso que o versículo se refere às dificuldades que estavam presentes no grupo em Filipos, em vez de ser algo individual. Tem sido apontado que o verbo está no plural, e quando ele diz ‘vossa’ aparentemente tem em mente as dificuldades na assembleia localmente... Salvação como referido nesta passagem não é a salvação da alma, que é obtida por meio da fé em nosso Senhor Jesus Cristo, é a salvação diária em relação às muitas dificuldades que nos cercam em nosso caminho. Está se tornando mais óbvio, à medida que seguimos essa epístola, que a desunião os estava marcando, e é disso que precisavam ser salvos. Isto parece sugerir que o caminho da salvação para sair das dificuldades consistia em a parte contenciosa decrescer em relação ao ego” (Precious Things, vol. 5, págs. 263-264).
H. A. Ironside disse: “Não há assembleia de santos na Terra que, mais cedo ou mais tarde, não venha ter suas dificuldades internas, e o conselho ou mandamento aqui dado [em Filipenses 2] se aplica exatamente a esses casos. É a maneira de Deus para que assembleias sejam corrigidas a partir de dentro, por julgamento próprio em Sua presença e submissão à Sua Palavra... Nos versículos 12-16 vemos este operar da salvação da assembleia demonstrada praticamente” (Notes on Philippians, págs. 50-52) .
W. MacDonald disse: “Eles foram afligidos por disputas e conflitos. O apóstolo lhes dera o remédio que era cada um ter a mente de Cristo. Assim, eles poderiam ‘operar’ sua ‘própria’ salvação ou a solução de suas dificuldades. A ‘salvação’ dita aqui não é a da alma, mas o livramento das ciladas que impediria o Cristão de fazer a vontade de Deus... A salvação tem muitos significados diferentes no Novo Testamento. O significado em qualquer caso particular deve ser determinado em parte, pelo menos, pelo contexto. Nós acreditamos que nesta passagem ‘salvação’ significa a solução do problema que estava conturbando os filipenses, isto é, suas contendas” (Believer’s Bible Commentary, pág. 1.968).
F. B. Hole disse: “Os perigos de fora os ameaçavam, e havia esta sutil dissensão interna os ameaçando. Deixe-os procurar ter e manifestar, com energia redobrada, a mente que estava em Cristo Jesus. Assim eles estariam operando sua própria salvação de tudo o que os ameaçava” (Philippians, pág. 74).
A. M. Gooding disse: “Opere sua própria salvação com ‘temor e tremor’. Salvação de que? Salvação de contenda, porque o avanço do evangelho é impedido quando vem a contenda” (The 13 Judges, pág. 95).
S. Maxwell disse: “O apóstolo está como que dizendo aqui, eu estou ciente de seus problemas internos e eu lhes dei um exemplo a seguir (2:5-7); agora operem sua própria salvação como uma assembleia. A palavra claramente indica que eles precisavam ser salvos daquilo que, no final, seria destrutivo para o testemunho, se não se movessem para acabar com a sua contenda” (Philippians, pág. 210).
Enquanto os filipenses estavam indo bem em geral, é evidente que o inimigo esteve plantando sementes de discórdia entre eles, e Paulo ligou isso a duas irmãs que não estavam se dando bem (cap. 4:2). Se isso não fosse resolvido, o problema cresceria e a paz e o bem-estar daquela assembleia seriam comprometidos. É como se Paulo dissesse: “Eu os exortei a serem de uma mente, cada um estimando o outro melhor do que a si mesmo, e também lhes dei o exemplo perfeito na humildade do Senhor Jesus. Assim, vocês têm o remédio para o problema em seu meio, agora ‘operai a vossa salvação com temor e tremor’ entre vocês”. Podemos perguntar: “Como exatamente devemos fazer isso?” Um bom lugar para começar é orar pelo bem e pela bênção de cada irmão e irmã na assembleia – e especialmente por aqueles com os quais é difícil de se conviver. Se um impasse ocorrer na assembleia, seja o primeiro a descer e a consentir. Se a consciência nos diz que ofendemos, seja rápido em pedir desculpas apropriadamente.
Devemos fazer essas coisas com “temor”, porque sabemos que há um inimigo sempre presente à espreita, procurando uma posição em algum lugar. E também, deve ser feito com “tremor”, porque todos nós temos a carne em nós, e isso significa que podemos ser aquele que o inimigo pode usar para destruir a assembleia. (Certamente não é “tremor” na esperança que temos da salvação eterna de nossas almas, porque esse aspecto da salvação não é o assunto aqui.) Visto que o coração humano é tão enganoso (Jr 17:9), muitas vezes, aqueles que são usados pelo inimigo desta maneira, pensam que estão fazendo a coisa certa para a glória de Deus! Estando em tal estado confuso, é difícil convencê-los do contrário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário