Vs.
27-28 – Chegamos agora às exortações de Paulo. Ele tinha preocupações especiais
quanto aos perigos que os filipenses estavam correndo e os exorta sobre isso.
Em primeiro lugar, e acima de tudo, ele insiste em que eles se conduzam de
maneira digna que recomendaria o evangelho aos perdidos. Não há melhor maneira
de fazer isso do que ter crentes andando juntos em feliz comunhão. Ele diz: “Somente deveis portar-vos dignamente conforme o evangelho de
Cristo, para que, quer vá e vos veja, quer esteja ausente, ouça acerca de vós
que estais num mesmo espírito,
combatendo juntamente com o mesmo ânimo pela fé do evangelho” (v. 27). Assim, era imperativo que ficassem
juntos, ombro a ombro, em feliz unidade perante o mundo.
Paulo
desejou conhecer os afazeres dos filipenses, e disse-lhes que o relato que
esperava ouvir era que estivessem permanecendo “juntos” no evangelho com “um
mesmo espírito” e “o mesmo ânimo”.
Ele menciona isso porque sabia que havia dissensão crescendo no meio deles,
girando em torno de duas irmãs que não estavam se dando bem (cap. 4:2). Ele
também sabia que Satanás faria uso de algo tão simples como este para dividir a
assembleia em Filipos, se pudesse. E isso, por sua vez, prejudicaria o
testemunho do evangelho naquela área. Dificilmente poderia haver algo mais
prejudicial ao testemunho do evangelho para com os que estão de fora do que
contenda e disputa entre aqueles que estão no
meio Cristão. Se o mundo vê que
não podemos concordar sobre as coisas entre nós, como podemos esperar que recebam
as coisas que pregamos?
Paulo
também sabia que caminhar juntos em um testemunho em unidade atrairia feroz
oposição ao evangelho, e resultaria em perseguição. Ele diz, portanto, que
esperava que o relato que aguardava ouvir deles incluísse o fato de que, apesar
da oposição, permaneciam sem medo de seus adversários e, consequentemente,
continuavam com uma ousada confissão de Cristo. Ele diz: “e que em nada estais atemorizados pelos adversários, o que para eles é
indício de perdição [destruição – JND], mas para vós de salvação, e isso da
parte de Deus” –(v.
28 – AIBB). O próprio fato de que
Paulo chama os opositores do evangelho de “adversários”
(AIBB) é uma prova de que a “destruição”
(JND) será sua porção merecida quando o juízo for proferido pelo Senhor.
Mas para os crentes, será exatamente o oposto; a intervenção do Senhor será
para a nossa “salvação”. Este é um
aspecto futuro da salvação que os crentes aguardam ansiosamente, quando serão
tirados deste mundo no Arrebatamento. Novamente, como no versículo 19, Paulo
não poderia estar se referindo à salvação de nossas almas da pena de nossos
pecados aqui, porque já o tivemos quando recebemos a Cristo como nosso
Salvador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário