sexta-feira, 21 de setembro de 2018

CRISTO – O PRÊMIO DA VIDA CRISTÃ Capítulo 3


CRISTO – O PRÊMIO DA VIDA CRISTàCapítulo 3

O capítulo 3 é um parêntese (J. N. Darby, Notes and Jottings, pág. 209). Antes de continuar suas exortações em conexão com a unidade na assembleia no capítulo 4, Paulo desvia-se um pouco para falar da força motivadora que leva o Cristão ao longo do caminho da fé. Ele explica neste terceiro capítulo que o que dá ao Cristão a energia para andar nesse caminho e fazer a vontade de Deus é ter Cristo em glória como nosso único Objeto na vida.
É interessante que Paulo não exorta exatamente os filipenses a buscarem a Cristo em glória, mas fala disso a partir da perspectiva de sua própria experiência. Ele lhes diz o que ter Cristo como seu Objeto fez em sua vida e que isso continuava fazendo em seu dia a dia. Assim, todos os que leem esta epístola têm a oportunidade de ver o que o motivou a viver pela causa de Cristo. Ele também nos diz que essa mesma energia será encontrada em nós se “sentirmos o mesmo” que ele na busca de Cristo (v. 15).
Paulo nos deu o Padrão para a vida Cristã no capítulo 2 – o caminho humilde de Cristo neste mundo. Agora, no capítulo 3, ele nos aponta para o Objeto da vida Cristã – Cristo exaltado em glória. Ambas as coisas são necessárias se quisermos derrotar o inimigo em sua tentativa de destruir a assembleia a partir de dentro. No capítulo 2:3, Paulo declarou que as assembleias são destruídas por “contenda” e “vanglória”. No capítulo 2, nos mostrou como a contenda pode ser vencida – cada um na assembleia tendo uma mente mirando para baixo. Agora, no capítulo 3, ele nos mostra como a vaidade (importância própria) pode ser vencida – cada um na assembleia tendo uma mente mirando para o alto. Fixar nosso olhar na grandeza de Cristo em glória livra a alma de todo pensamento de importância própria. Olhando para a Sua grandeza e glória, vemos quão pequenos realmente somos! Já que nenhuma carne pode se gloriar em Sua presença (1 Co 1:29), aqueles que despendem lá seu tempo não estarão pensando em si mesmos mais do que deveriam pensar (Rm 12:3).
Cristo em humilhação e Cristo em exaltação é ilustrado tipicamente no Velho Testamento em dois alimentos que Deus deu aos filhos de Israel – o “maná” (Êx 16) e “trigo da terra do ano antecedente” (Jz 5:12). O maná desceu do céu e repousou no orvalho que caiu no deserto; as pessoas o recolheram e o comeram. Isto tipifica a condescendência de Cristo como um Homem humilde neste mundo, como visto no capítulo 2 (Jo 6:31-35, 47-51). Ao meditar em Seu caminho humilde, nós assimilamos Sua perfeição moral e isso produz semelhança moral em nós. O trigo da terra do ano antecedente é o que Israel comeu depois que atravessaram o rio Jordão e entraram na terra de Canaã. Cruzar o Jordão tipifica a identificação do crente com a morte e ressurreição de Cristo. Canaã tipifica os lugares celestiais onde Cristo está agora, tendo sido ressuscitado por Deus de entre os mortos e estando sentado à Sua direita (Jo 12:24; Ef 1:20). Assim, comer trigo da terra fala de se alimentar de Cristo em meditação, pois Ele está agora no alto como um Homem glorificado. Cristo como o Maná é encontrado nos quatro Evangelhos e Cristo como Trigo é encontrado nas Epístolas. (Há algumas exceções, como Filipenses 2).
Neste terceiro capítulo, demonstrado na própria experiência de Paulo, vemos a energia que conduz o Cristão por este mundo. A nova vida em nós precisa de um Objeto, e Deus o providenciou em Cristo, no alto em glória (2 Co 3:18; Hb 2:9, 12:2). A pessoa que entende isso, e que faz d’Ele o seu único Objeto, não será apenas cheia de gozo, mas também cheia de energia espiritual. De tempos em tempos, ouvimos sobre Cristãos a serviço do Senhor falando que estão “esgotados”. Com o que está diante de nós neste capítulo, isso nunca deveria acontecer. Se um Cristão perde sua energia no caminho da fé e do serviço, é porque tirou os olhos do Senhor em glória. Ele perdeu seu foco em Cristo, e com isso vem uma perda de energia e uma perda de gozo na alma – e o desânimo não estará muito distante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário