sexta-feira, 21 de setembro de 2018

Uma Exortação à Unidade na Vida da Assembleia

Uma Exortação à Unidade na Vida da Assembleia

Vs. 1-2 – Neste capítulo, Paulo está prestes a exortar os filipenses a caminhar em unidade prática (v. 2). Ele também vai dizer-lhes que isso só pode ser alcançado por meio de cada um tendo uma mente humilde (vs. 3-4). Além disso, lhes mostrará que aquilo que produz sujeição e humildade de mente nos crentes é ter nossa atenção voltada para o sentimento de Cristo, que é o padrão para a graça humilde (vs. 5-8). Mas antes de Paulo falar dessas coisas, ele aponta para o fato de que a graça necessária para caminhar em unidade prática já havia sido produzida nos filipenses (v. 1). A evidência disso era o amor e a bondade que tinham livremente derramado sobre ele, ao pensar nele em sua necessidade e enviar uma oferta de tão longe. Paulo se refere a essa demonstração de graça e bondade ao mencionar seu “conforto em Cristo”, sua “consolação de amor”, sua “comunhão no Espírito” e seus “entranháveis afetos”. Tudo isso lhe havia sido dispensado (v. 1).
O “se” usado no versículo de abertura é um “se” de argumento, não um “se” de condição. (Veja a página 11) Os “se” não implicam que pode não ter havido consolo em Cristo, etc. A palavra é usada aqui no sentido de “desde que”, “já que”. Paulo estava construindo um argumento; estava dizendo que “desde que” DEUS produziu esses maravilhosos sentimentos e compaixões neles para com ele, então sabia que eram capazes de mostrá-los aos outros – e particularmente, uns aos outros, que é o que realmente tinha em mente. Sendo assim, ele diz: Completai o meu gozo, para que sintais o mesmo, tendo o mesmo amor, o mesmo ânimo, sentindo uma mesma coisa (v. 2). É como se ele estivesse dizendo: “Vocês demonstraram muita bondade, amor e compaixão por mim, e eu realmente agradeço. Mas se vocês realmente querem me fazer feliz e completar meu gozo, mostrem uns aos outros a mesma graça que têm me dado”. Quando tal condição é existente entre os crentes, haverá uma unidade feliz e coesa que o inimigo não será capaz de estragar.
Parece que, embora os filipenses estivessem bastante abertos e dispostos a mostrar graça e bondade a Paulo, não foram tão diligentes em expressá-la uns aos os outros. Não testemunhamos isto nas assembleias Cristãs em nossos dias? Um irmão que viaja (“que trabalha na obra”) vem à cidade, e os santos se mobilizam em uma notável demonstração de amor e bondade para com ele – em tudo, desde comida deliciosa a uma oferta monetária. Mas quando se trata de uns para com outros, não manifestam o mesmo grau de amor e hospitalidade.
Podemos ver pelo que Paulo diz no versículo 2: “sintais o mesmo [penseis a mesma coisa – ARA] e “sentindo uma mesma coisa [penseis uma coisa – JND] que disputa geralmente começa com irmãos tendo pensamentos e opiniões diferentes sobre os assuntos (1 Co 1:10-11). Muitas vezes, isso vem de crentes que não têm um entendimento adequado de certos princípios relacionados a um assunto em questão e, por meio da ignorância, tomam uma posição sobre o assunto que outros, com um entendimento mais completo dos princípios divinos, percebem ser um erro. Então, quando o orgulho está envolvido, as pessoas tendem a “se entrincheirar” e manter suas posições com persistência e isso resulta em um impasse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário