sexta-feira, 21 de setembro de 2018

O EXEMPLO DE PAULO (vs. 17-18)

O EXEMPLO DE PAULO (vs. 17-18)
Com Paulo, vemos uma demonstração viva de sua afirmação: Cada um considere os outros superiores [mais excelente do que] a si mesmo (v. 3). Ele usa a figura de uma oferta de bebida, que empresta do sistema Levítico do Velho Testamento, para ilustrá-lo. Uma oferta de bebida era uma libação que era acrescentada a um sacrifício que um ofertante levava a Deus (Êx 29:40-41). Ele diz: E, ainda que seja oferecido por libação sobre o sacrifício e serviço da vossa fé, folgo e me regozijo com todos vós. E vós também regozijai-vos e alegrai-vos comigo por isto mesmo. Paulo fala de seu serviço para o Senhor como uma oferta de bebida sendo “derramada” (JND) sobre “o sacrifício” dos filipenses – uma alusão à comunhão deles com o evangelho, expressada na oferta que eles lhe enviaram. Na verdadeira humildade e graça modesta, ele vê sua vida e serviço como sendo um mínimo acréscimo ao sacrifício deles para o Senhor. Ele maximiza o serviço deles e minimiza o seu próprio, e assim estima sacrifício e serviço deles como sendo “melhor” (KJV) e “mais excelente” (JND) do que o seu.
Gideão fez o mesmo com os Efraimitas na vitória de Israel sobre os Midianitas (Jz 8:1-3). Ele falou da parte dos Efraimitas na batalha que foi tal como um recolher de uvas após a colheita (quando catam quaisquer sobras de uvas das videiras) como sendo maior do que toda a colheita de Abiezer – a vindima de Gideão. Ao fazer isso, sua “resposta branda” desviou o furor deles (Pv 15:1).
Como Paulo não sabia como sua vida terminaria, ele usa a palavra “se” (JND). Ela poderia muito bem acabar em martírio; ele não sabia. Se este fosse seu destino, ficaria feliz, e se “regozijaria”, porque partiria para estar com Cristo. Ele não queria que os filipenses olhassem para isso como uma tragédia se tivesse de acontecer, mas queria que eles se “regozijassem” com ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário