sexta-feira, 21 de setembro de 2018

A Fórmula da Unidade

A Fórmula da Unidade

Vs. 3-4 – Isso poderia ser evitado se cada pessoa na assembleia seguisse a palavra de Paulo aqui: Nada façais por [no espírito de] contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores [mais excelentes – JND] a si mesmo. Nesta declaração, ele menciona duas grandes coisas que destroem as assembleias a partir de dentro – “contenda” e “vanglória”. A contenda é discutir e disputar e a vangloria é importância própria, ou nos considerarmos mais do que deveríamos. O orgulho está por trás de ambos (Pv 28:25; Rm 12:3). Paulo lida com contendas no capítulo 2 e vanglória no capítulo 3. Enquanto podemos esperar ver tal atividade da carne por todos os círculos mundanos, não sejamos tão ingênuos a ponto de pensar que tal coisa somente lá seria encontrada. Ela também pode estar presente entre os Cristãos – até mesmo os servos do Senhor, como o capítulo 1:15-16 indica. De fato, no reino espiritual, essas coisas assumem as formas mais sutis. Podemos disfarçar nossa malícia em algo que pareça ser uma piedosa preocupação.
Paulo diz que a grande segurança contra essas coisas é que cada um na assembleia ande em “humildade” e genuinamente considere seus irmãos como sendo “superiores [mais excelentes] a si mesmo. (Isto não está se referindo à esfera do dom, mas à excelência moral. Ou seja, não está sendo pedido a um evangelista talentoso que considere um irmão – que claramente não tem o dom para pregar – ser um pregador “melhor” do que ele. Isso simplesmente não seria verdade: Paulo está falando das “qualidades” morais que Deus formou em Seu povo.)
O uso repetido das palavras “cada” (JND) e “todo homem” (KJV) nos versículos 3-4 indicam que deve haver participação da parte de cada pessoa na assembleia – tanto os irmãos quanto as irmãs. Se há apenas uma pessoa que não está andando em julgamento próprio e humildade, ela pode ser o canal que Satanás está procurando para provocar contenda. Um irmão uma vez disse: “Em toda assembleia há o 'nitro' e há a 'glicerina'; é preciso apenas uma faísca voar entre os dois e haverá uma explosão!” Já que todos temos a carne em nós, somos todos capazes de fazer aquela faísca fatal voar. O tipo de unidade que Paulo está encorajando aqui não é um mero arranjo humano pelo qual certas coisas são combinadas para manter a paz. Vemos isso no mundo – nos negócios, na política, etc. A unidade divina, por outro lado, resulta da verdadeira humildade de mente.
Acrescentando a sua observação anterior, Paulo diz: Não atente cada um para o que é propriamente seu [vantagens], mas cada qual também para o que é [vantagens] dos outros (Nota de rodapé – JND). Isso mostra que precisamos ter a mentalidade que não considera o que seria mais vantajoso para nós, mas o que seria mais vantajoso para os outros. Ter uma atitude egoísta do “eu primeiro” na assembleia certamente causará atrito e problemas (3 Jo 9).  Isto certamente não é seguir as coisas que servem para a paz (Rm 14:19).

Nenhum comentário:

Postar um comentário