terça-feira, 18 de setembro de 2018

A Saudação

A Saudação

Vs. 1-2 – Ao dirigir-se aos santos em Filipos, Paulo não usa um título oficial, mas, em vez disso, apresenta a si mesmo e a Timóteo simplesmente como “servos de Cristo Jesus”. Portanto, não devemos considerar a experiência que ele relata na epístola como sendo algo apostólico. Ou seja, uma pessoa não precisa ser apóstolo para ter a experiência que Paulo teve. Pelo contrário, ele fala de si mesmo como um servo. Isso significa que essas coisas estão ao alcance de todo Cristão, pois todos os crentes podem se entregar a Cristo como o Senhor de suas vidas e serem servos em Seu serviço.
O Senhor nunca, em momento algum, ordenou que alguém fosse Seu servo; é algo que o crente voluntariamente escolhe ser quando percebe que foi “comprado por um bom preço” (1 Co 6:20, 7:23). O processo de exercício que leva o crente a essa entrega vem primeiro do entendimento do que a obra de Cristo na cruz fez por nós. Isso torna o crente liberto do Senhor” (1 Co 7:22a). Assim, fomos libertados do julgamento de nossos pecados, do pecado como um mestre, de Satanás e do mundo. Mas quando o custo de nossa liberdade chega ao íntimo de nossas almas e percebemos o que Cristo pagou para nos redimir, resolveremos não mais usar nossa liberdade para nossos próprios interesses, mas para a promoção de Seus interesses. Nós, portanto, nos alistaremos voluntariamente em Seu serviço como “servos de Cristo” (1 Co 7:22b). Assim, a obra do Senhor na cruz recebida pela fé nos torna libertos, mas nós, por nossa própria escolha, nos tornamos Seus servos. Isto é puramente um exercício individual e uma decisão que uma pessoa só pode fazer por si mesma – ninguém pode fazer isso por nós. Ao declarar que ele e Timóteo eram “servos”, Paulo estava indicando que ambos tinham passado por esse exercício e estavam com regozijo se colocando à disposição do Senhor em Seu serviço. E, ao fazê-lo, descobriram o segredo do verdadeiro gozo e felicidade na vida!
Paulo então se dirige aos filipenses como “santos em Cristo Jesus”. Um santo é um “santificado”. Refere-se ao crente sendo separado (o significado de santificação) por Deus e colocado em um lugar de bênção. A expressão “Cristo Jesus” (o título do Senhor colocado antes de Seu nome humano) refere-se a Ele como tendo completado a redenção e retornado ao céu como um Homem glorificado. Sua aceitação lá diante de Deus tornou-se a medida da aceitação do crente, pois é dito que estamos “em Cristo Jesus!”. Simplificando, estar “em Cristo” é estar no lugar de Cristo diante de Deus. Esta é a posição de todos os Cristãos. Os santos do Velho Testamento foram abençoados por Deus e agora estão no céu, mas não é dito que estejam “em Cristo”. Os crentes de outras eras são aceitos “com” Ele (At 10:35 – KJV), enquanto apenas Cristãos são ditos aceitos “n’Ele” (Ef 1:6). Estar “em” Cristo denota nossa conexão com Ele como um Homem glorificado à destra de Deus por meio da habitação do Espírito Santo. Assim, os Cristãos têm um lugar especial de favor na família de Deus que todos os outros não têm.
Paulo inclui “os bispos e diáconos” em sua saudação. Esses homens, que cuidavam do rebanho localmente, provavelmente foram os que tomaram a iniciativa de organizar a coleta e escolheram Epafrodito para levá-la a Paulo. Talvez seja por isso que é feita uma menção especial a eles. Uma assembleia que reconhece seus líderes e atua em feliz comunhão com eles é geralmente uma assembleia forte.
Paulo então diz que “graça” e “paz” estavam sobre eles da parte de Deus nosso Pai e da do Senhor Jesus Cristo” (v. 2). Assim, uma provisão sempre nova de ajuda divina estava sobre os filipenses (como está sobre todos os Cristãos), e assim eles podiam contar com a ajuda de Deus para caminharem juntos como uma assembleia. Esta é a primeira menção de “Senhor” na epístola; Ele é mencionado mais de 50 vezes! Isso é significativo; sua menção frequente aponta para o fato de que, se a autoridade do Senhorio de Cristo é possuída na vida prática do crente, ele experimentará o mesmo tipo de felicidade e frutificação que Paulo teve em sua vida. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário