sexta-feira, 21 de setembro de 2018

CRISTO – O PADRÃO PARA A VIDA CRISTÃ Capítulo 2

CRISTO – O PADRÃO PARA A VIDA CRISTà
Capítulo 2

O inimigo (Satanás) não estava apenas tentando destruir o testemunho dos filipenses naquela região por meio da perseguição de adversários de fora do círculo Cristão (cap. 1), mas também estava tentando destruir seu testemunho instigando dissensão dentro do círculo Cristão. (cap. 2) Nosso adversário teve grande sucesso nessas linhas de ação ao longo da história da Igreja. O que a perseguição não causou a dissensão interna certamente realizou.
Como resultado do trabalho do inimigo dentro do círculo Cristão, a Igreja se dividiu em tudo, em princípio e prática – até o ponto em que seu testemunho público foi destruído em milhares de pedaços! Existe agora uma vasta variedade de denominações e comunhões não-denominacionais Cristãs que são tão diferentes como “água é do vinho”. Não é preciso dizer que isto absolutamente não é o que Deus pretendia para a Igreja durante o tempo da ausência de Cristo. O Senhor orou para que vivêssemos e andássemos juntos como “um” (Jo 17:11, 21, 23). Ele quer que os Cristãos caminhem juntos em unidade prática, mesmo que estejam espalhados por todo o mundo, e assim expressem a verdade do “um só corpo” de Cristo (Ef 4:2-4). É triste dizer que nosso estado dividido rendeu ao mundo uma visão distorcida do evangelho e da revelação Cristã da verdade. Os incrédulos olham para a Igreja como ela está hoje e ficam totalmente confusos.
Podemos perguntar: “Como tudo isso começou?” Em muitos casos, resultou de Cristãos não estando em “um espírito” e em “uma mente”, como Paulo insiste nesta epístola (cap. 1:27, 2:2, 3:16, 4:2). Satanás fez uso de divergências aparentemente pequenas e instigou a carne nos crentes a tomar posições opostas em questões de doutrina e prática, e essas diferenças tornaram-se tão profundamente abrigadas em cada um deles que se tornaram irreconciliáveis. O estado atual da Igreja com todas as suas muitas divisões tem sido o resultado. O triste é que Satanás ainda está trabalhando para dividir ainda mais a Igreja. Ele tem planos em todas as comunhões Cristãs, desde a enorme igreja de uma grande metrópole até o aparentemente insignificante pequeno salão ou capela evangélica numa área rural. Seu objetivo é fazer em pedaços todos os testemunhos para Cristo. Estando ciente dos ataques de Satanás (2 Co 2:11), Paulo dá aos filipenses, neste segundo capítulo, o remédio divino para a salvação da assembleia contra as investidas do inimigo. Como Satanás ainda está trabalhando para esse fim, o que está exposto aqui tem uma aplicação importante para as assembleias Cristãs de hoje em dia.
Paulo abordou a necessidade de unidade nos meios Cristãos no capítulo 1:27, mas agora inicia uma longa dissertação sobre a causa e cura para a contenda entre os Cristãos. Se as coisas que ele está prestes a apresentar fossem levadas a sério e aplicadas na prática, o inimigo seria frustrado em sua tentativa de destruir as assembleias Cristãs hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário